Termográfia

Além dos produtos constantes de nossa relação, estamos atuando na área de TERMOGRAFIA , uma técnica de sensoriamento por infravermelho do sistema elétrico, detectando pontos mais aquecidos, gerando imagens térmicas e posteriormente relatórios termográficos de acordo com o problema encontrado.

Sem desligar nem um circuito é possível encontrar um componente qualquer (disjuntor, cabo, contatora, etc) com sobrecarga, conexões mal apertadas ou qualquer outro problema que gere calor (radiação infravermelha) e possa levar a um aumento de consumo de energia, a um risco de incêndio e ou parada de sua planta.

Durante uma inspeção termográfica o operador busca por anomalias térmicas que evidenciem a ocorrência de alterações operacionais nos equipamentos observados.

Elétrica

Termográfia Elétrica

A anomalia deriva da produção de calor por efeito Joule.

Exemplo: Conexões elétricas aquecidas ou regiões de indução.

Mecânica

Termográfia Mecânica

A anomalia é causada por atrito ou vibrações decorrente de desgaste ou falta de lubrificação.

Exemplo: Aquecimento em mancais, acoplamentos ou roletes de esteira rolante.

Fluxo de Produto

Termográfia - Fluxo de Processos

A anomalia deriva da produção de calor por efeito Joule. Exemplo: Conexões elétricas aquecidas ou regiões de indução.

Exemplo: Purgadores dando passagem, coqueamento em fornos de processos.

Fluxo de Calor

Termográfia - Fluxo de Calor

A anomalia está associada a uma troca anormal de calor devido a uma anormalidade no revestimento isolante ou refratário.

Exemplo: Queda de revestimento em forno rotativo, desgaste de refratário em carro – torpedo ou degeneração de isolante em linha de vapor.