Termográfia
Além dos produtos constantes de nossa relação, estamos atuando na área de TERMOGRAFIA , uma técnica de sensoriamento por infravermelho do sistema elétrico, detectando pontos mais aquecidos, gerando imagens térmicas e posteriormente relatórios termográficos de acordo com o problema encontrado.
Sem desligar nem um circuito é possível encontrar um componente qualquer (disjuntor, cabo, contatora, etc) com sobrecarga, conexões mal apertadas ou qualquer outro problema que gere calor (radiação infravermelha) e possa levar a um aumento de consumo de energia, a um risco de incêndio e ou parada de sua planta.
Durante uma inspeção termográfica o operador busca por anomalias térmicas que evidenciem a ocorrência de alterações operacionais nos equipamentos observados.
Elétrica
A anomalia deriva da produção de calor por efeito Joule.
Exemplo: Conexões elétricas aquecidas ou regiões de indução.
Mecânica
A anomalia é causada por atrito ou vibrações decorrente de desgaste ou falta de lubrificação.
Exemplo: Aquecimento em mancais, acoplamentos ou roletes de esteira rolante.
Fluxo de Produto
A anomalia deriva da produção de calor por efeito Joule. Exemplo: Conexões elétricas aquecidas ou regiões de indução.
Exemplo: Purgadores dando passagem, coqueamento em fornos de processos.
Fluxo de Calor
A anomalia está associada a uma troca anormal de calor devido a uma anormalidade no revestimento isolante ou refratário.
Exemplo: Queda de revestimento em forno rotativo, desgaste de refratário em carro – torpedo ou degeneração de isolante em linha de vapor.